sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A importância da Ética nos cargos políticos

Pelos vistos o actual primeiro-ministro da Republica Portuguesa José "eu estou acima de qualquer suspeita" Sócrates, assinou uma serie de projectos de engenharia civil que não eram da sua autoria. Pessoalmente a mim isso não me espanta nada: se se tirar um curso “aldrabado” (unicamente por razões de prestigio social) ter-se à também que recorrer à “aldrabice” na vida profissional, dada a escassez ou mesmo inexistência de conhecimentos. O que me espanta sim é que um homem que demonstra este tipo de ética, ou falta dela, possa continuar a ser primeiro-ministro duma democracia ocidental, em pleno século XXI. Ou acham que para exercer o cargo Primeiro-ministro (com o poder e responsabilidade que acarreta) não é preciso ética? Eu pergunto-me: se o cidadão José Pinto de Sousa (sim esse é o ultimo nome de Sócrates) está disposto a fazer varias vezes na sua vida profissional, um acto classificado pelo penalista Manuel Costa Andrade como uma “fraude à lei” e unanimemente condenado pela Ordem dos Engenheiros e pela APET (Associação Portuguesa de Engenheiros Técnicos), o que é que o politico José Sócrates, não estará disposto a fazer no exercício dos seu cargo de primeiro ministro?

Sem comentários: